Crescem o número de indenizações pagas pelo seguro de trânsito obrigatório em 2014

Estudo revelou que o número de indenizações pagas pelo seguro de trânsito obrigatório - Seguro DPVAT - registrou um aumento de 14% nos primeiros seis meses de 2014, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo os dados da Seguradora Líder, administradora do seguro no país, entre e janeiro e junho deste ano foram pagas 340.539 indenizações.

De acordo com o levantamento, as indenizações por morte caíram 13%, enquanto as por invalidez subiram 21%.

A motocicleta foi o veículo com o maior número de indenizações no primeiro semestre de 2014. Apesar de representar apenas 27% da frota nacional, concentrou 75% das indenizações. Das indenizações pagas no período, 80% foi para invalidez permanente e apenas 4% para morte. A região Nordeste concentrou 40% das indenizações por morte e invalidez por acidentes com motocicletas no primeiro semestre de 2014. As motocicletas representam 44% da frota de veículos da região Nordeste, enquanto que no Brasil representam 27%.

No primeiro semestre de 2014, a maior incidência de indenizações pagas foi para vítimas do sexo masculino. A faixa etária mais atingida no período foi de 18 a 34 anos, representando 52% do total das indenizações pagas.

A região Sudeste concentrou a maior incidência dos acidentes com vítimas fatais (37%), com maior participação dos automóveis (51%). A frota de automóveis da região Sudeste representa 55% da frota nacional dessa categoria e a região concentra 50% do total de veículos do Brasil cobertos pelo Seguro DPVAT.



Vídeos

Apoiadores