CNJ aponta que um a cada quatro processos envolvendo o INSS é resolvido por intermédio de conciliação

 
Quase um quarto dos processos judiciais envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi solucionado por meio de acordos de conciliação em 2024. Os dados são do Painel INSS, ferramenta interativa desenvolvida pelo Programa Justiça 4.0, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
 
Segundo o painel, 24,73% dos processos finalizados no ano passado chegaram a um desfecho por meio de conciliação. Em 2025, o número se mantém próximo, com 24,49% dos casos resolvidos por acordo até maio. O índice representa o dobro do registrado em 2020, quando apenas 12,24% das ações foram solucionadas por essa via.
 
O Painel INSS apresenta um retrato completo da atuação do maior litigante do Judiciário brasileiro, com dados organizados por tribunal, ramo de justiça, unidade judiciária, classe processual e assuntos mais recorrentes. A ferramenta integra o Painel Justiça em Números, atualizado mensalmente com informações da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud). Com informações do CNJ
 


Vídeos

Apoiadores