Polícia Federal realiza operação contra fraudes de benefícios previdenciários no Rio Grande do Sul

A Polícia Federal cumpriu sete novos mandados de busca e apreensão, concedidos pela Justiça Federal, durante a realização da quarta fase da Operação Mendax, nesta  quinta-feira (23), contra fraudes previdenciárias e do seguro-desemprego.

Segundo o Ministério da Previdência Social, a ação do grupo pode ter causado um prejuízo de cinco milhões aos cofres públicos. O grupo de fraudadores era integrado  por advogados, contadores e despachantes que utilizavam-se de dados falsos como cadastros de empresas fictícias, vínculos empregatícios falsos em carteiras de trabalho, para obter benefícios previdenciários e seguros-desemprego.

Os mandados foram cumpridos na residência e escritório de um advogado e também na residência de cinco pessoas envolvidas no esquema criminoso. Foram arrecadados documentos, computadores, cadernos e outros materiais que serão analisados pela polícia.

A primeira fase da operação Mendax ocorreu em outubro de 2014, quando foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva, vinte de busca e apreensão e doze de condução coercitiva, nas cidades de Santa Maria (RS), São Martinho da Serra (RS), Viamão (RS), Cidreira (RS), Osório (RS) e Porto Alegre (RS).  Em seguida, foram deflagradas outras duas fases da operação, com cumprimento de outros mandados.



Vídeos

Apoiadores