Receita faz alerta a contribuintes sobre e-mails falsos com orientações do IRPF 2015

 
Mensagens eletrônicas falsas em nome da Receita Federal estão sendo enviadas aos contribuintes neste período de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015. De acordo com o Fisco, os e-mails utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais, com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras dos contribuintes desavisados. 
 
Uma das mensagens falsas oferece facilidades na obtenção do Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2015. A Receita não envia e-mails sem autorização do contribuinte nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome. O programa citado na mensagem falsa deve ser obtido diretamente na página do órgão na internet - http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoafisica/irpf/2015/declaracao/download-programas.htm.
 
Em todas as situações, o Fisco aconselha que os internautas devem sempre evitar abrir arquivos anexados de mensagens desconhecidas, já que podem conter programas que causam danos ao computador ou capturam indevidamente dados do cidadão. O mesmo procedimento deve ser adotado quando a mensagem tiver links (mesmo informando que são da Receita ou de outro órgão qualquer). Com informações da Agência Brasil. 
 


Vídeos

Apoiadores