Brasilprev aposta na educação financeira para liderar mercado

Thaís Restom, do Portal Previdência Total

A Brasilprev registrou 57% de participação no mercado de previdência complementar aberta em captação líquida de novembro de 2013 ao mesmo mês desse ano. O crescimento foi de 50% nos primeiros onze meses de 2014 se comparado a igual período do ano passado. A captação líquida é a diferença entre o total arrecado e o volume resgatado. Os dados foram apresentados pelo presidente da empresa, Miguel Cícero Terra Lima, na manhã desta quinta-feira (04/12).

Segundo levantamento de setembro deste ano da Federação Nacional de Previdência e Vida (Fenaprevi), a Brasilprev ocupa o primeiro lugar em arrecadação total no mercado, com R$ 21,6 bilhões. Esse montante representa uma evolução de 37,6% em comparação com os nove primeiros meses de 2013, e um crescimento superior ao do mercado, que foi de 10,7%. Em relação ao índice de resgates, a empresa possui o menor, com 9,8%, enquanto a média do setor é de 11,5%.

Para o presidente da Brasilprev, Miguel Cícero Terra Lima, a evolução acima da média do mercado deve-se ao investimento maior da empresa na educação financeira e previdenciária para expandir e reforçar o horizonte de benefícios de longo prazo dos planos privados de previdência. “Os conteúdos educativos em nosso site, a prática da venda consultiva e os lançamentos de vídeos sobre previdência no nosso canal do Youtube vêm contribuindo para a aproximação da empresa com os clientes e potenciais consumidores do mercado”, afirma o executivo.

A empresa promete novidades para o ano de 2015 no segmento empresarial, com o lançamento de um produto exclusivo para médias empresas. “Em 2014, celebramos um ano do lançamento do produto para micro e pequenas empresas com um desempenho acima do esperado. De outubro de 2013 ao mesmo mês desse ano, a arrecadação nesse segmento superou em 90% as reservas que a Brasilprev já tinha. O lançamento de um novo produto em 2015 para as médias empresas terá serviços exclusivos, vantagem progressiva, entre outros benefícios customizados às necessidades do empresário”, diz Lima.

Investidor conservador

A Brasilprev realizou um estudo para analisar o perfil e comportamento do investidor brasileiro em previdência privada. Em uma base de mais de 1,73 milhão de clientes, 93% preferem alocar seus recursos em fundos de renda fixa, enquanto apenas 7% optam pela renda variável. Ou seja, a maioria dos investidores da empresa são conservadores e apostam nos papéis de baixo risco no mercado.

Dentre os investidores que optaram por receber o benefício por meio de uma renda, 53% escolheram a renda mensal vitalícia. “A previdência é bastante associada à segurança e independência financeira. Ter a garantia de receber um valor todos os meses faz com que as pessoas se sintam confortáveis e tranquilas”, finaliza o presidente.



Vídeos

Apoiadores