Planejamento financeiro é fundamental para desfrutar a terceira idade

Denis Dana e Thaís Restom, Portal Previdência Total

Para garantir uma velhice mais tranquila, sem necessidade de contrair empréstimos, o planejamento financeiro é primordial. Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, “em geral, o brasileiro não tem a cultura de pensar em longo prazo e não se planeja para a aposentadoria. Isso também é reflexo da falta de educação financeira, que nos ensina a utilizar e administrar o dinheiro que passa por nossas mãos de forma correta”.

Um indício de que o brasileiro realmente tem pensado mais em planejar a velhice está nos números da Brasilprev, especializada em Previdência Privada. Da carteira de mais de 1,73 milhão de clientes por todo o país, 72% têm até 50 anos.

“O produto de previdência tem sido percebido como uma eficiente ferramenta para viabilização de projetos de longo prazo, pois ajuda o participante a poupar recursos aos poucos e, depois de anos, ter um montante maior para realização de grandes objetivos”, afirma Soraia Fidalgo, gerente de inteligência de negócios da Brasilprev.

O presidente da Abefin orienta que a aposentadoria seja pensada logo nos primeiros anos de trabalho. “Dos primeiros salários já deve ser separado uma quantia para investir em previdência privada. O FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – é importante, mas é sabido que apenas com ele não é possível parar de trabalhar com tranquilidade e manter o padrão de vida”.



Vídeos

Apoiadores