Cresce o número de pagamento de indenizações do seguro DPVAT em 2013

O volume de indenizações pagas do seguro obrigatório, o DPVAT, apresentou crescimento de 38% no primeiro semestre de 2013, em relação ao ano passado, totalizando quase 300 mil. Os dados são da empresa administradora do DPVAT no país, a Seguradora Líder.

De acordo com o levantamento, a solicitação de pagamento por mortes tenha recuou 3% nos primeiros seis meses do ano, em relação ao mesmo período de 2012. Já as indenizações por invalidez apresentaram crescimento de 51%, somando cerca de 215 mil em todo o Brasil.

“O número de indenizações por invalidez permanente é algo que chama atenção. Os jovens motociclistas, principalmente de 18 a 34 anos, têm um risco grande de se acidentarem e muitos ficam com uma invalidez permanente. Várias ações precisam ser somadas para mudar essa tragédia nas ruas, como campanhas educativas, incentivo ao uso de equipamentos de proteção, fiscalização, conscientização dos motoristas e dos pedestres, além da melhoria da mobilidade urbana das cidades”, afirmou em nota, o diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, Ricardo Xavier.

E os acidentes envolvendo motocicletas continuam na liderança das estatísticas do Seguro DPVAT, representando 72% de todas as indenizações pagas pela seguradora no primeiro semestre de 2013. Os automóveis foram responsáveis por 23% dos benefícios pagos.

Segundo a administradora do seguro obrigatório, entre os casos de invalidez permanente, 76% foram em decorrência de acidentes com motocicletas. Essa categoria de veículo, também, é responsável pela maioria dos pedidos de reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS) com 69%. Já os automóveis foram os causadores da maioria das indenizações de morte, 46% do total.

Vítimas

O levantamento revelou que 76% das vítimas eram homens. Os jovens, na faixa de 18 e 34 anos entre homens e mulheres, representam 51% dos benefícios pagos no período. A maior incidência de vítimas foram os motoristas, 60%, e dentre estes, 54% foram do sexo masculino. Os pedestres foram vítimas de 23% de todas as indenizações pagas.

O seguro DPVAT, existe desde 1974 e indeniza todas as vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, sem apuração de culpa, seja motorista, passageiro ou pedestre. E oferece cobertura para três naturezas de danos: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS).



Vídeos

Apoiadores