Cobrança de taxa para emissão de diploma universitário é abusiva

 
A cobrança de taxa para expedir e registrar diploma universitário é indevida e abusiva. Esse foi o entendimento da 3ª turma do Tribunal Regional Federal da 3ª região (TRF-3) ao condenar instituição de ensino superior a se abster de exigir dos alunos concluintes qualquer espécie de taxa ou valor de expedição e registro do diploma.
 
Na visão do desembargador Nery Junior, relator do caso, a cobrança de taxa para expedir e registrar o diploma é "indevida e abusiva", pois o valor está incluído na anuidade ou mensalidade escolar paga pelo aluno.
 
No recurso, também foi pleiteado que a instituição fosse obrigada a indenizar os alunos formados, devolvendo em dobro os valores cobrados indevidamente. O magistrado, no entanto, considerou o pedido improcedente.
 
"Nego seguimento ao apelo da União no que tange ao pedido de condenação das rés à indenização em dobro dos valores indevidamente cobrados e julgo prejudicado no tocante ao pedido de publicidade ostensiva do direito de exigir dos alunos a devolução do valor indevido, uma vez que não restou demonstrada nos autos a má-fé das rés." Com informações do TRF-3


Vídeos

Apoiadores