Operação investiga fraude em aposentadorias especiais em Mossoró (RN)

 
A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou a Operação Im(PPP)rópio, na cidade de Mossoró (RN), que investiga um esquema criminoso que utilizava documentos falsos para a obtenção de benefício previdenciário de aposentadoria pspecial. Esse tipo de aposentadoria pode reduzir em até 20 anos o tempo de contribuição exigido do trabalhador, dependendo do agente nocivo ao qual esteja exposto.
 
A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em um escritório de advocacia em Mossoró. Segundo as investigações, os pretensos beneficiários foram assessorados por um mesmo advogado no local.
 
Os fraudadores utilizavam informações falsas sobre a exposição de trabalhadores a agentes nocivos para confeccionar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e dar entrada no pedido de Aposentadoria Especial. O PPP é um documento preenchido por empresas que, por natureza da atividade econômica, expõem seus empregados a agentes químicos, físicos ou biológicos nocivos à saúde.
 
Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (Coinp) da Secretaria de Previdência, em apenas seis casos sob suspeita de fraude, cujos benefícios foram indeferidos, o prejuízo evitado foi de pelo menos R$ 3,6 milhões, levando-se em consideração a expectativa de vida da população brasileira, segundo o IBGE.
 


Vídeos

Apoiadores