Segurados têm dificuldade de comprovar tempo de contribuição ao INSS

Caio Prates, do Portal Previdência Total

Os especialistas em Direito Previdenciário revelam que existem diversas dificuldades e obstáculos para os segurados do INSS darem entrada na aposentadoria por idade. “São inúmeras as dificuldades criadas pelo INSS a fim de obstaculizar o direito dos segurados. A começar pela burocracia excessiva, sobretudo pela lentidão no atendimento, pois mesmo sendo a autarquia informatizada, as filas não diminuíram e os entraves são inúmeras”, informa a advogada Anna Toledo.

Outro grande problema é a aceitação do tempo de contribuição que o segurado. “Muitas vezes, os segurados apresentam os documentos danificados, manchados, rasgados, ou não possuem o período de trabalho registrado na carteira, o que acaba dificultando o reconhecimento, pelo INSS, do tempo de trabalho no período específico. Nestes casos devem ser apresentados documentos complementares para comprovação do vínculo, o que acaba influenciando a demora na concessão do benefício”, afirma o advogado Celso Jorgetti.

Os documentos complementares são: declarações do sindicato da região, extratos do FGTS, alistamento militar, ficha de registro de empregado etc. “Pode ocorrer de o INSS não aceitar estes documentos, sendo necessário recorrer ao processo judicial para receber o benefício”, alerta o especialista.

O advogado João Badari revela que, normalmente, busca-se resolver qualquer pendência para a concessão do benefício na via administrativa, ou seja, diretamente no INSS. “Entretanto, no caso do direito ser negado pelo INSS, vamos a via judicial”.

Leia também

Aposentadoria por idade: as regras atuais e os efeitos da possível reforma da Previdência



 



Vídeos

Apoiadores