Educação dos filhos: fundos de investimentos ganham da poupança

Thaís Restom, Portal Previdência Total

Os fundos de investimentos e a caderneta de poupança também são opções que podem ser procuradas pelos pais para acumular recursos com o objetivo de pagar a faculdade dos filhos no futuro. A poupança é considerada uma aplicação bastante conservadora, já a melhor escolha dos fundos vai depender, novamente, do tipo de perfil de risco do investidor.

Para o executivo de investimentos do Santander Christiano Ehlers, a poupança, assim como outros investimentos conservadores e líquidos (fundos DI), tem um papel muito importante na gestão financeira de qualquer investidor. “Essas aplicações são a reserva para imprevistos e outros projetos, como a educação dos filhos. Sugiro guardar três meses de renda mensal líquida, ou seja, se o pai ganha R$ 2 mil por mês, deve ter R$ 6 mil aplicados em um investimento de baixo risco e facilmente resgatável”, recomenda.

Rentabilidade

Segundo o planejador financeiro Rafael Silva Ferreira, a rentabilidade obtida com os fundos referenciados DI é maior que a alcançada na caderneta atualmente. “A poupança tem a dinâmica de acumulação mais simples, já que não tem desconto do imposto de renda. Entretanto, é o instrumento com pior rentabilidade na atual conjuntura econômica”, afirma.

Os fundos DI investem em títulos ou operações que acompanham as variações do Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI) ou a taxa básica de juros (Selic). “O cuidado ao investir nesta modalidade é procurar por fundos com taxa de administração mais baixa, como 1,2%, que pode ser considerada uma cobrança adequada”, complementa Ferreira.

Para os pais que já têm recursos acumulados na poupança, o professor de economia da PUC-SP José Nicolau Pompeo recomenda migrar essa quantia para um fundo multimercado, com renda variável vinculada em ações, ou até para um fundo mais conservador de renda fixa. “A remuneração da poupança é calculada com base na taxa referencial (TR) mais juros de 0,5% ao mês. E, quando a Selic do Banco Central ultrapassa 9% ao ano, não compensa investir na caderneta, porque os fundos estarão rendendo bem mais”, explica.

Leia também

Poupar e investir são essenciais para garantir estudo dos filhos

Saiba quanto guardar por mês para pagar o estudo dos filhos



 



Vídeos

Apoiadores