Câmara de São Paulo criará CPI para investigar planos de saúde

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Planos de Saúde. De autoria da vereadora Patricia Bezerra (PSDB), a CPI pretende avaliar a atuação dos planos de saúde e dos hospitais conveniados. As informações são do DCI.

A CPI é um desdobramento da subcomissão - atuante dentro da comissão de saúde - que já investigava os planos. A vereadora explicou que a Casa recebia denúncias de não cumprimento de contrato por parte das empresas de saúde, além de apurar certas "trapaças" dos mesmos para não realizar partos normais em gestantes que quisessem ter seus filhos fora do hospital conveniado com a empresa.

"Nós começamos a receber denúncias dos usuários a respeito do péssimo atendimento e do não cumprimento dos contratos. Em março do ano passado soubemos que para ter um parto normal uma gestante teve de fazer uma gambiarra para que o plano pagasse o procedimento. Eles não queriam pagar um parto na rede privada sendo que ela era usuária do plano", comenta.

A tucana relatou também certa dificuldade, por parte da subcomissão que dirigia, em ouvir os responsáveis pelos planos de saúde, que alegavam não ter o que dizer para a Câmara. Ela avalia que a CPI, por ter maiores poderes, pode fazer avançar o debate e mostrar os problemas existentes.

"Nós queremos trazer pessoas de associações que defendem os usuários de convênio, queremos trazer a agência que regula convênios médicos pra saber por que há tanta queixa e porque não intervém nesse problema. Todas as instâncias serão ouvidas e esperamos um relatório que mostre o que precisa ser mudado", disse.
 



Vídeos

Apoiadores