Operação desarticula quadrilha que fraudava benefício assistencial do INSS

A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou nesta terça (16) a Operação Caverna de Platão, com o objetivo de desarticular duas organizações criminosas que estariam atuando em fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Sistema Financeiro Nacional.

As investigações tiveram início há cerca de um ano. Elas objetivavam, inicialmente, apurar o desvio mensal e contínuo de valores da Previdência Social através da concessão irregular de Benefícios de Prestação Continuada de Amparo Social ao Idoso (BPC-LOAS).

Durante os trabalhos, foi apurada fraude em cerca de 530 benefícios BCP-LOAS, dentre os quais se encontram ativos 201 benefícios em Goiás e 369 benefícios no restante do país. O prejuízo estimado aos cofres públicos chega a cerca de 7,5 milhões de reais, atualizados até agosto 2014.

O prosseguimento das investigações possibilitou a identificação de outro grupo organizado que, com a participação do Cartório Extrajudicial localizado no estado de Goiás, atuava em sucessivas fraudes bancárias. A ação da Força-Tarefa impediu o prejuízo de 14 milhões de reais aos cofres públicos, decorrente de uma das várias fraudes bancárias praticadas pelo grupo investigado.

Cerca de 110 policiais federais estão cumprindo os mandados da Justiça no Distrito Federal, Goiás e Tocantins. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Abadiânia, Anápolis, Caldas Novas, Goianápolis, Marzagão, Nerópolis e Trindade, todas de Goiás, e ainda Brasília (DF) e Arapoema (TO).
 



Vídeos

Apoiadores