França anuncia aumento da taxa de contribuição e do tempo de serviço para aposentadoria

Trabalhadores e empresas franceses vão ter que pagar mais para financiar deficitário sistema da aposentadoria do país. O tempo de contribuição também será ampliado. A decisão foi anunciada pelo primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault. As informações são da RFI.

Já a partir do ano que vem, trabalhadores e empregadores vão pagar 0,15% a mais em contribuições para o fundo geral de aposentadoria. Até 2017, essa alta será de 0,3. Os atuais aposentados também vão começar a contribuir.

Outro ponto importante da reforma é o tempo de contribuição que irá aumentar progressivamente até 2035, para atingir 43 anos. Atualmente, um trabalhador francês tem o direito a aposentadoria integral após 41 anos e meio de serviço. A idade mínima continua de 62 anos. Para as atividades consideradas de risco, o governo decidiu criar uma conta individual, financiada pelas empresas, para a acumulação de pontos que poderão ser usados para uma aposentadoria especial.

O governo afirma que reforma vai gerar quatro bilhões de euros até 2020. O principal sindicato patronal francês, Medef, criticou as novas regras e disse que as medidas devem encarecer ainda mais o custo da mão-de-obra no país. Os trabalhadores também não gostaram das mudanças e duas grandes centrais sindicais francesas convocaram para o dia 10 de setembro uma grande manifestação de protesto.



Vídeos

Apoiadores