Quadrilha que fraudava benefícios rurais é presa em Alagoas

 
Nesta segunda, 12, a Força-Tarefa Previdenciária desarticulou uma quadrilha especializada em fraudar benefícios rurais de aposentadorias por idade, pensões por morte e salários maternidade no estado de Alagoas. Durante a ação, foram cumpridos 24 mandados judiciais, sendo três de prisões temporárias e 21 de busca e apreensão, nos municípios alagoanos de Delmiro Gouveia, Água Branca e Canapi. Estima-se que, em 21 benefícios obtidos fraudulentamente, o esquema criminoso tenha provocado um prejuízo de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos.
 
As investigações começaram em 2016, a partir de denúncias recebidas pela Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Previdência. O órgão realizou levantamento das irregularidades desde o ano de 2012. Foi identificado que a quadrilha, que atuava há pelo menos cinco anos, era formada por dois servidores públicos, dirigentes sindicais e intermediários.
 
Fraudes
 
Para fraudar a Previdência Social, a quadrilha utilizava contratos de comodato rurais em troca de pagamentos aos proprietários das terras. Os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Água Branca e de Canapi emitiam, por meio dos seus dirigentes, declarações ideologicamente falsas da atividade rural a pessoas que posteriormente foram favorecidas com benefícios rurais, com a ajuda de dois servidores da Agência da Previdência Social de Delmiro Gouveia (AL).
 
Os criminosos responderão pelos crimes de estelionato, inserção de dados falsos em sistema de informações e formação de quadrilha, cujas penas somadas chegam a 14 anos de reclusão.
 
A operação contou com a participação de 80 policiais federais e quatro servidores da Secretaria de Previdência. Recebeu o nome de Terra Prometida em alusão aos dirigentes sindicais e intermediários que prometiam contratos de comodato rural e declaração de atividade rurícola para pessoas que nunca laboraram nas propriedades informadas nos referidos documentos, em troca de favorecer os mesmos com benefícios rurais. Com informações da Secertaria de Previdência
 


Vídeos

Apoiadores