Reforma da Previdência: proposta terá aposentadoria integral só para quem contribuir por 40 anos

 
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quarta-feira (22) que a nova proposta para a reforma da Previdência vai estabelecer tempo mínimo de contribuição de 15 anos para o INSS. Com esse tempo mínimo, o trabalhador vai receber 60% da aposentadoria. Para receber 100%, precisará contribuir por 40 anos. 
 
Meirelles afirmou também que a nova proposta não vai mexer na aposentadoria rural e nem no BPC (Benefício de Prestação Continuada), pago a idosos com mais de 65 anos e renda mensal inferior a um quarto do salário mínimo. Segundo o ministro da Fazenda, a nova proposta de reforma representa economia de cerca de 60% da prevista originalmente. 
 
Esses e outros pontos da nova versão da reforma devem ser apresentados na noite desta quarta, em jantar oferecido pelo presidente Michel Temer a deputados da base aliada. A proposta anterior, que previa tempo mínimo de contribuição de 25 anos para receber 70% da aposentadoria, já foi aprovada em comissão na Câmara. A nova versão do texto, que ainda será apresentada, deverá ser votada pelo plenário da Casa. São necessários pelo menos 308 votos em dois turnos de votação. Com agências
 


Vídeos

Apoiadores